sábado, 14 de maio de 2011

Passo a passo carteira de papelão...

Oi gente, resolvi fazer o paso a passo da carteira de papelão..Muita gente havia me pedido e como estou em obra tava difícil, mas achei um tempinho e aí está...espero que gostem e qualquer dúvida é só perguntar.

Material:
Papelão 100
Cola de contato
Tecidos
Espuma fina ou manta acrílica
Clips
Tesoura
Estilete
Alicate


 Cortei o papelão no tamanho 28 x 30 para a parte externa da bolsa.O papelão tem uma curvatura e devemos respeitá-la.

 Cortei o papelão no tamanho 28 x 29 para a parte interna da bolsa.O papelão tem uma curvatura e devemos respeitá-la.Essa parte deve ter 1cm a menos no comprimento da parte externa para dar o encaixe perfeito.


                                        
 Esse material é uma espuminha ou pode ser manta acrílica.Fiz com a espuma porque foi a que eu achei primeiro na minha bagunça.Cortei 2 cm maior do que o papelão da parte externa, pois vamos encapá-lo com essa espuminha para a bolsa ficar mais bonita.


 Aí está o papelão da parte externa sendo encapado.lembra que falei de respeitar a curvatura.A espuminha vai ficar curva junto com o papel.


 Essa é a cola de contato.tem várias marcas e vários preços.


 Passei a cola no papel e na espuma, esperei uns segundos e colei.


 O papel encapado fica assim.


 Agora cortei o tecido escolhido 2cm maior do que o papelão da área externa.


 Coloquei o tecido dessa forma para fazer a colagem.


 A cola sempre deve ser passada nos dois materiais a serem colados.Passei no tecido e na espuma.



 Assim fica a parte externa com o tecido colocado.Veja que tem uma curvatura leve.


 Esse é o papelão da área interna cortado conforme medida já passada.Nesse caso o tecido vai por cima dele( por cima da curvatura) porque vai ser encaixado na outra parte já pronta.


 Eu escolhi o tecido preto, cortei 2 cm maior que o papel.Lembra de passar o tecido a ferro.


 Colei o tecido com a cola de contato.Cola no papel e no tecido.


 Parte interna pronta.Veja que o tecido da parte externa fica com  curvatura para baixo e o tecido da parte interna com a curvatura para cima.Isso é muito IMPORTANTE.



 Olha como fica a parte interna.
 Cortei esse molde de papelão para fazer as laterais da bolsa (7cm x 13cm).É apenas um molde para cortar o tecido, nesse modelo de bolsa não uso papel na lateral.O tecido deve ser maior 1 dedo do papel.O tecido é dobrado e a dobra deve ficar pra cima.Cortar o excesso de tecido.


                                      
 Depois de cortar o excesso de tecido, abri e passei cola nele todo,sem excesso de cola.

                                     
                                        
Depois eu passei cola nas laterais e fundo do tecido,NÃO passa cola na parte dobrada.

                                             
                                        
Passei cola na lateral da parte interna para colar o tecido.


                                            
 Fui colando o tecido na lateral toda.




 Faça esse procedimento nos dois lados.



 É assim que fica.


 Agora marquei para colocar o botão de pressão imantado.Essa peça é o acabamento do botão e serve para fazer o molde dos furos.Marquei 3cm da lateral e 3cm da parte de cima.Com essa parte do botão vc risca no papel para fazer o rasgo com o estilete na parte onde está a caneta.


 Marquei dos dois lados iguais.


 Aquela peça que usei para fazer o risco eu usei para dar o acabamento.Depois que maquei. cortei com o estilete, coloquei o botão do lado de dentro, coloquei a peça do acabamento e virei com um alicate.


 Botões colocados.Sempre coloque primeiro a parte do botão que tem o pino (macho).Por que assim podemos marcar do outro lado e colocar a fêmea.Você pinta com uma canetinha o pininho e depois encosta no outro lado da bolsa, assim ficará marcado onde deve colocar a outra parte do botão (fêmea).


 Botões posicionados.


 Agora eu passei cola na parte interna toda.Caprichei na cola.


 Agora eu passei cola na parte externa da bolsa. Caprichei na cola.


 As duas parte com cola.


 Agora é só encaixar as duas partes e ir colocando clips para fixar bem.




 Coloco clips na bolsa toda e deixo 24h.



 Coloquei essa flor para dar um charme, ela está presa com alfinete.Se não quiser é só tirar...Bolsa pronta!!!
 Essa flor eu ensino numa próxima vez, ok....Espero que tenham gostado...Ah, vou sortear essa bolsa, quem quiser é só comentar no blog.O sorteio será dia 01 de junho.....bjs e obrigada pelas visitas..

67 comentários:

  1. Manu,adorei este tecido, a bolsa ficou linda!
    Imagino que esta na mior correria, então é sempre bom ter noticias pelo menos por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Comentei na barra lateral do meu blog, agora estou esperando o sorteio.
    Kátima

    ResponderExcluir
  3. Manu,
    Eu estava fazendo diferente...agora vai dar tuuudo certo...a bolsa ficou linda, pra variar...
    Agora, eu PRECISO dessa bolsa como modelo...portanto EU VOU GANHAR ESSE SORTEIO!!!
    KKKK...um beijão Manu! Saudades!
    Mariana Brotto

    ResponderExcluir
  4. Manuela,
    A carteira ficou linda e tb vc explicou muito bem.Está aprovada como professora de artesanato.
    Parabénsssssssss!!!!!!
    Bjs
    Penha

    ResponderExcluir
  5. A carteira ficou show!!!! Parabéns Manu, pela artista que vc é!!!!!!
    Abraços
    Margareth Fiorio Zaggo
    (sua mãe que me mandou seu blog)

    ResponderExcluir
  6. Amei...
    quero também participar do sorteio.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  7. Manuuu!
    Amei essa carteira e quero muuuuuuuito ela para mim!
    Vou ficar aqui torcendo para ganhar!!!!

    BEIJOS
    Lu Villela
    ideiassemelhantes.blospot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá gostei da bolsinha. Linda linda
    Para participar posso divulgar o sorteio no cantinho do meu blog? Tenho um cantinho dos sorteios.


    Já estou te seguindo.
    beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Eu vou tentar fazer essa bolsa!
    Adorei, esta super bem explicadinho..
    linda a bolsa..
    bjooos,
    Marcela

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sua carteira e o seu blog. Também quero participar desse sorteio. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amei e gostava de experimentar fazer uma. Quem sabe um dia e depois venho aqui mostrar.
    Bjs
    Betty

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por compartilhar passo a passo.
    Parabens pela iniciativa .bjão. E Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  13. liiinda essa bolsa! qual a sugestão do preço para revenda?
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  14. ameiiiiiiiiiii linda ...vou fazer para mim...bjks..

    ResponderExcluir
  15. Adorei , muito bem explicado!

    ResponderExcluir
  16. Adorei...está carteira, ela é realmente linda e fácil de faze, obrigada por compartilha esse passo-a-passo. Eu tenho um blog, não é assim tão criativo como o seu mais eu vou ajeitando ele a medida do possível, rssrs. Dá uma passadinha lá para dar uma olhadinha quando puder.

    ResponderExcluir
  17. Lindaaaaaaaaaaa....eu amei...quero fazer e minha filhota que adora bolsa vai adorar tbm...ja estou te seguindo e se vc quiser da uma olhadinha no meu blog fique a vontade....
    www.isachemello@blospot.com
    bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Lindaaaaaaaaaaa....eu amei...quero fazer e minha filhota que adora bolsa vai adorar tbm...ja estou te seguindo e se vc quiser da uma olhadinha no meu blog fique a vontade....
    www.isachemello@blospot.com
    bjokas!

    ResponderExcluir
  19. camei esta bolsa,que Deus te abençoe bjosssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  20. MENINA QUE PAP MARAVILHOSO E COM CERTEZA QUERO PARTICIPAR DO SORTEIO,
    cappatricia2@hotmail.com
    patricia-aria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito bonita, e você explica muito bem, parabéns, ensinar é um dom, eu sou terrível pra essas coisas... eu quero ganhar também..rsrs
    Paula
    docepoly2@gmail.com
    www.manfarita.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Ameiiiiiiii!!!!!!!!!!!
    Coloquei um Link no meu blog!!
    bjos

    www.casandoasamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. muitoooooooooo linda!!!!!!!!!!!!!!!!!
    caso eu ganhe
    meu email:sindhel.123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Amei!!!!Vou fazer!!!!Já estou te seguindo,adorei o seu blog!!!!!
    Bjs,
    Cynthia
    http://www.cigarraarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. LINDAAAAAAA!!!
    AMEI MESMO!

    ResponderExcluir
  26. CARACAS LINDA BOLSA, LINDO PAP, QUANTA CRIATIVIDADE E VC EXPLICA MUITO BEM.

    BJS

    GÉLIA

    ResponderExcluir
  27. Manuela,foi perfeita a sua explicação,vou fazer,agora com segurança,pois vi alguns videos,e fiquei com um pouco de dúvida,que vc sanou tranquilamente,parabéns e muito sucesso pra vc.Obrigada,bjs.

    ResponderExcluir
  28. amei está bolsa tem um tempinho eu procurando algo como o passoa passo molde lista de materais mas chegou a minha vez agora é so alegria partir para o abraço e serfeliz vou tentar fazer sera a n 1 parabens é lida demais quero uma em renda bjs Bahia

    ResponderExcluir
  29. OLá Manuela! Amei esse pap...Gostaria de encontrar algum da carteira com aba. Estou aprendendo com meus erros.Já vou te seguir e ficarei feliz em vê-la também no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Uma linda semana para vc.bjs.

    ResponderExcluir
  30. OLá Manuela! Amei esse pap...Gostaria de encontrar algum da carteira com aba. Estou aprendendo com meus erros.Já vou te seguir e ficarei feliz em vê-la também no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Uma linda semana para vc.bjs.

    ResponderExcluir
  31. Ameiii acabei de fazer uma!!

    ResponderExcluir
  32. Olá,que blog delicioso,sou fanática por blogs e adorei o seu,vou te seguir e anotar as belas dicas que você passa.Muito sucesso sempre.Beijos.
    Olha eu também tenho um blog,que está bem no início,querendo me seguir é só clicar: cantinhodadebhy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Muito bem explicado... adorei... até já fiz uma...bj

    ResponderExcluir
  34. NAO ACHO ESSE PAPELAO 100 NA MINHA CIDADE COMO FAÇO PARA SUBSTITUI-LO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar em lojas de couro, de revestimentos para sofá...lá com certeza terá. bjs

      Excluir
  35. Adorei a ideia! Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  36. Vc foi generosa em ensinar o seu artesanato. Obrigada! Sucesso p seu blog. Bjs!

    ResponderExcluir
  37. Oi Flor, tudo bem??? Eu estou com problema com os botões imantados, a maioria perde o 'imã' quando eu finalizo a bolsa. Você tem uma idéia onde eu estaria errando?

    ResponderExcluir
  38. Oi Flor, tudo bem? Eu estou com problema com os botões imantados, eles perdem o imã quando eu finalizo a bolsa. Saberia me dizer onde eu estaria errando???

    ResponderExcluir
  39. ja tentei varias vezes fazer a bolsa e nao estou conseguindo,to xateada

    ResponderExcluir
  40. quero conseguir fazer uma bolsa ,ja fiz varias tentativas e nao da certo,fica torta ou nao cola direito

    ResponderExcluir
  41. Muito linda, amei! onde eu moro não tem deste papelão, eu também sei fazer. adoro!!!!!faço outros modelos.

    ResponderExcluir
  42. Muito linda, amei! onde eu moro não tem deste papelão, eu também sei fazer. adoro!!!!!faço outros modelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA ANGELICA VI QUE NA SUA CIDADE NÃO TEM DESSE PAPELÃO, EU ATUALMENTE ESTOU MORANDO EM CUIABA E AQUI TEM SE VC PRECISAR, ESTA CADA FOLHA 2,80 QUE EU COMPREI HOJE UM GRANDE ABRAÇO.

      Excluir
  43. Adorei a bolsa, e o passo a passo ficou ótimo,muito bem explicado deu pra fazer a minha tranquila!

    ResponderExcluir
  44. Adorei sua explicação, e sua disposição de coloca-lo para que todos possam ver e cópiar.abraços Regina

    ResponderExcluir
  45. Adorei sua explicação, e sua disposição de coloca-lo para que todos possam ver e cópiar.abraços Regina

    ResponderExcluir
  46. ADOREI SUA EXPLICAÇÃO... QUEM NÃO FIZER NOSSA! JA ESTOU FAZENDO PARA GANHAR UM TROCADO, FOI MARAVILHOSO! PARABENS

    ResponderExcluir
  47. Estou desempregada ja faz quase 03 meses, sempre gostei de tudo que é artesanal, amei a forma na qual vc nos explicou. Creio que vai dar certo.
    Que Deus a abençoe sempre.
    Carmen Neves - Vitoria - ES

    ResponderExcluir
  48. nossa ficou linda esta bolsa, e o passo a passo ficoubem espricado parabens.

    ResponderExcluir
  49. Adorei sua maneir de explicar o passo a passo e a bolsa ficou linda.Vou arriscar a fazer também !

    ResponderExcluir
  50. Parabéns , muito legal !! Deu pra entender bem .. muito explicado :D

    ResponderExcluir
  51. Linda! Eu vou adicionar nos meus projetos!!!
    Bjos azuis
    Monalisa

    ResponderExcluir
  52. i would like know what type of cardboard is it please???
    sal

    ResponderExcluir
  53. adorei as explicações, ficou muito fácil fazer essa bolsa.

    ResponderExcluir
  54. Olá, parabéns! ficou linda, só não sei onde encontrar esse papelão,meu email é moryene@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc deve procurar em casas de revestimento para sofás ou casas de couro. Eu encontro nessas lojas aqui em Brasilia.bjs

      Excluir
  55. vc está de parabéns, eu pretendo ganhar muito dinheiro com a sua dica !!!! obrigado,q DEUS continue te abençoando...

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho! bjs